HISTÓRIA DA CERVEJA ESTILO SAISON

A cerveja do estilo Saison, também conhecida como Farmhouse Ale, tem sua origem na Bélgica, na região de Valônia. Como o termo Farmhouse já diz, essa cerveja era produzida originalmente nas fazendas dessa região e cada uma delas a produzia de uma forma diferente, às vezes com uso de especiarias e temperos.

Devido à falta de refrigeração, a cerveja era produzida no final do inverno, para que as altas temperaturas não favorecessem a contaminação da bebida. O lúpulo era bastante usado para diminuir a possibilidade de outros micro-organismos fermentarem a cerveja. Durante o inverno, o trabalho nas fazendas era menor do que o habitual e portanto os trabalhadores se ocupavam da produção da cerveja, que seria consumida alguns meses depois, no verão.

Com as altas temperaturas, aumentava o trabalho agrícola, obrigando os donos das fazendas a contratar mão de obra extra, os chamados “saisonniers”. Com o crescimento da demanda de trabalho e o número de empregados na fazenda, logicamente que subia o consumo de cerveja! Como os “saisonniers” eram a maioria nesse período e portanto consumiam mais a bebida, ela passou a ser conhecida como Saison.

Como principais características da Saison, podemos citar o moderado teor alcoólico e a refrescância (afinal, eram consumidas no verão). Também são cervejas geralmente balanceadas e algumas de suas receitas contam com a presença de diferentes ingredientes.

A INSPIRAÇÃO

Desde o momento que comecei a me aproximar do mundo das cervejas especiais, a Saison me chamou a atenção e por esse motivo, aqui na Cervejaria Tábuas temos um carinho especial pelo estilo. A leveza e refrescância, combinadas com a complexidade da Saison, sempre foi algo fascinante para mim. Pude brassar muitas Saisons na minha casa, nos primórdios da Cervejaria Tábuas, sempre procurando me aprimorar a cada novo lote.

Logo antes de começar a produzir cerveja caseira, em minha passagem pelo Estados Unidos, tive a oportunidade de provar dois rótulos que podem ser citados como referências do estilo: A Saison Dupont e a Blaugies Saison D’Epeautre. Isso só acabou reforçando a minha admiração pelas Saisons e acabou por me levar ainda mais longe: fui até a Bélgica, conhecer ambas as cervejarias.

Quando resolvemos introduzir uma Saison na carta da Cervejaria Tábuas, tivemos a intenção de produzir uma Saison que fosse não somente inspirada na Dupont e na Blaugies, mas que fosse também uma homenagem à ambas.

FLORA, A SAISON DA TÁBUAS

O desafio de fazer a nossa versão da Saison, foi o de tentar chegar ao máximo de refrescância e leveza, porém com a complexidade peculiar do estilo e sem fugir de suas características clássicas. A Flora, como assim foi batizada a nossa Saison, é clara, com maltes pilsen e espelta, e na sua composição ainda encontra-se trigo não maltado.

O fermento belga é responsável pelos sabor específico do estilo e pelo aroma frutado. A Flora Saison é clara, leve e tem uma atenuação alta, o que deixa a cerveja seca, graças ao pouco açúcar residual, uma das marcas registradas das clássicas Saisons.

Nossa receita é uma evolução de diversas já feitas de forma caseira. Tentamos ao máximo que a Flora tenha a mesma delicadeza de uma tradicional Saison, porém não poderíamos deixar de colocar nosso toque pessoal na cerveja e daí surgiu a ideia de acrescentarmos, de forma sutil, o lúpulo Huell Melon, um lúpulo alemão moderno, que conferiu à Flora um toque frutado e floral.

Cada detalhe da nossa Saison foi pensado com muito cuidado e carinho, para que a Flora pudesse agradar os mais diferentes e exigentes paladares. Com muita alegria e orgulho, o(a) convidamos a prová-la. Saúde!

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here