No universo das cervejarias artesanais, a popularização do estilo India Pale Ale deu início a uma verdadeira revolução. E entre as numerosas variações da IPA, uma das mais interessantes chama atenção dos amantes das cervejas por sua cor turva, pelo amargor mais suave e pelo aroma intenso. Trata-se da New England IPA (ou simplesmente NE IPA), conhecida também por alguns outros nomes, como Juicy IPA ou Hazy IPA.

O nome mais popular desse estilo já entrega sua origem: a Nova Inglaterra, no nordeste do território americano, englobando estados como Massachusetts, Maine e Vermont.

Foi nessa região onde surgiram os primeiros rótulos com as características marcantes que citamos acima, em contraste com o amargor mais agressivo das IPAs tradicionais, por exemplo. A New England IPA foi reconhecido como um estilo próprio há não muitos anos, mas já se espalhou mundo afora.

O sucesso das NE IPAs, Juicy IPAS ou Hazy IPAs ofuscou inclusive outra variação do estilo criada anos antes pelos cervejeiros americanos, a West Coast IPA.

Entre as diferenças mais marcantes entre os dois estilos estão a coloração acentuadamente amarelada e a turbidez da NE IPA (em contraste com a West Coast IPA, dourada e mais clara) e seus aromas mais frutados e florais (as West Coast têm aromas mais cítricos e resinosos).

O uso de grãos como trigo e aveia, uma levedura que não decanta muito e alta carga de lúpulos são fatores que contribuem para a turbidez alta do estilo, o que também justifica o apelido de “Hazy IPA”.

Conheça a Ripa, uma das NE IPAs da Tábuas

A nossa Ripa é uma New England IPA feita com duplo dry hopping, muita aveia e trigo. Os aromas remetem a frutas tropicais maduras e frutas cítricas – resultado da escolha dos lúpulos Citra (de origem americana, com gama de sabores que inclui limão e pomelo), El Dorado (também de procedência americana e sabores característicos de pêra, melancia, damasco e pêssego) e Hallertau Blanc (alemão, com notas de maracujá, abacaxi, uvas, cassis e grapefruit).

Como todas as New England IPA de qualidade, a Ripa se caracteriza pelo baixo amargor e pelo altíssimo drinkability. Por tudo isso, ela acabou sendo escolhida para protagonizar uma iniciativa muito especial da Tábuas.

A ideia é você fazer uma das nossas NE IPA na sua casa, aproveitando o período de isolamento social para produzir a Ripa por conta própria. Trata-se de uma excelente oportunidade para você se iniciar nesse hobby – ou, no caso de quem já tem alguma experiência, uma forma de aperfeiçoar sua técnica.

Concurso de homebrewer da Ripa NE IPA

Nossa proposta para você produzir uma New England IPA de primeira sem sair de casa, se inspira na própria história da Tábuas. Foram quatro anos produzindo cerveja na panela até o surgimento da Tábuas que você conhece hoje. E agora é a sua vez: decidimos compartilhar com você o segredo de uma das nossas NE IPAs preferidas para que você coloque à prova suas habilidades cervejeiras e produza a Ripa com seus ingredientes e seu método de fabricação originais.

Em parceria com a Lamas Brewshop, a Tábuas preparou um kit com tudo o que você precisa para produzir sua própria Ripa – e, para deixar a coisa toda ainda mais interessante, vamos promover um concurso para eleger a melhor Ripa feita em casa pelos nossos clientes. Você envia uma amostra da sua NE IPA e ela será avaliada pelo nosso mestre cervejeiro Guilherme e por um corpo de jurados especializados.

Quem participar do concurso receberá nosso feedback sobre sua Ripa, indicando o que você está acertando e o que precisa melhorar. E os melhores cervejeiros caseiros receberão prêmios como growlers e four packs da Ripa.

Os detalhes da premiação estão na página do concurso, onde você encontra também um cupom de desconto para comprar seu kit e participar, além do link para você se inscrever. Consulte o site, confira as regras e participe dessa iniciativa com a gente.